Veja os principais benefícios em ter um site com design limpo e minimalista. Por que menos é mais.
Um site com design simples é poderoso por natureza. Repare que muitos sites de sucesso na internet possuem designs extremamente limpos. E existem estudos que sugerem que as pessoas preferem sites com design mais simples.
Se você acha que o design do seu site está complicado, é fácil resolver o problema – basta remover os elementos desnecessários, manter os essenciais e assim seu site terá uma aparência muito melhor.
A simplicidade se resume a dois passos: identificar o essencial e eliminar o restante.
Veja agora cinco razões para sustentar este ponto de vista.
1. Design Simples Aprimora a Experiência do Usuário
Um site com design minimalista é muito acessível, fácil de escanear o texto para uma rápida compreensão do conteúdo, simples de usar e mais bonito. Isso proporciona uma experiência incrível ao usuário.
Se o design do seu site é simples, seus visitantes podem percorrer suas páginas facilmente, em vez de ler tudo do início ao fim. Segundo a Adobe, 59% dos usuários com pouco tempo preferem escanear o conteúdo.
Dica: Use espaço em branco para tornar seu site simples. O melhor exemplo é a página inicial do Google.
2. Design Simples Acelera a Velocidade do Site
Um site com menos elementos e imagens carrega mais rápido, e um site rápido traz benefícios de SEO, visitantes mais satisfeitos e muitas outras vantagens comerciais.
Existem vários estudos que sugerem que a velocidade do site é extremamente importante.
3. Site com Design Simples Aumenta as Taxas de Conversão e Vendas
Um site com design simples ajudará você a obter mais vendas e aumentar as taxas de conversão, proporcionando uma ótima experiência ao usuário. Se o design tiver uma aparência complexa e visualmente poluída, as pessoas tendem a pensar que não é moderno ou profissional. Portanto, podem não querer comprar.
Um site com design limpo aumenta a credibilidade. Um site que tenta agressivamente fazer mais vendas acaba perdendo clientes.
Um design web minimalista é bonito, constrói confiança e aumenta as vendas.
As pessoas têm uma predisposição psicológica para confiar em pessoas bonitas, e o mesmo vale para sites. Nosso comportamento e inclinações offline se traduzem em nossa existência online.
Como um design simples permite que seus visitantes se concentrem em seu conteúdo, isso impulsiona mais vendas. O design limpo reforça um senso de profissionalismo, o que também fortalece as vendas e as taxas de conversão.
Um site com design simples pode proporcionar aos usuários uma fascinante primeira impressão. Um site com apenas o essencial também é muito memorável; as pessoas podem facilmente lembrar informações importantes sobre o seu negócio, como nome e localização. Isso incentiva retornos, aumentando a probabilidade de se tornarem clientes pagantes.
4. Design Simples é Fácil de Criar
O design simples é fácil de criar no sentido de que você precisa escrever menos código e criar um menor número de elementos no site.
Mas entenda que tentar simplificar seu site pode exigir um grande esforço, já que decidir quais elementos do site você deve remover pode ser uma tarefa difícil.
5. Site com Design Simples é Bom para SEO
Um site limpo e minimalista geralmente possui uma estrutura simples, e os motores de busca, como o Google, entendem facilmente sites com estruturas simples.
Ter um mapa do site e uma barra de menu em seu site facilitará a rastreabilidade pelos motores de busca.
Outros detalhes
Outra vantagem interessante de um site com design minimalista pode ser mais barato para hospedar.
Um site que não é responsivo não terá uma aparência simples no celular e outros dispositivos com telas pequenas. Portanto, certifique-se de que seu site seja 100% responsivo e pronto para dispositivos móveis.
Para simplificar seu site, se possível, evite usar elementos como pop-ups, carrosséis e vídeos, e remova páginas desnecessárias. A escolha certa de cores também fará seu site parecer simples. Certifique-se de não usar muitas cores e use apenas as padrão. E coloque as coisas mais importantes, como botões de CTA e descrição da empresa, acima da dobra.
Faça seu site o mais simples possível, mas não remova os elementos essenciais do seu site na tentativa de simplificá-lo.
Leia mais: Meu site deve ser mobile ou responsivo?
Paulo Dalla é designer e jornalista, apaixonado por design e pela proteção dos direitos autorais de criadores.