Marketing de startups consiste em identificar as características demográficas, as necessidades, os desafios e as preferências dos potenciais clientes, entre outros fatores.
O marketing desempenha papel vital no sucesso das startups de saúde e educação. Com a concorrência cada vez mais acirrada nesses setores, é essencial que as empresas adotem as melhores práticas na área para realizarem ações de forma eficaz e estabelecerem posições sólidas no mercado.
Segundo Gabrielle Vieira, COO da FHE Ventures, corporate venture builder que desenvolve soluções para as áreas de saúde e educação, cinco dicas podem favorecer a criação de campanhas e iniciativas para atrair e reter as pessoas certas.
Conheça o público-alvo
Identificar as características demográficas, as necessidades, os desafios e as preferências dos potenciais clientes permite direcionar estratégias de marketing de forma mais assertiva.
É possível personalizar mensagens, campanhas e materiais para atender às necessidades específicas e se comunicar de maneira persuasiva. Isso resultará ainda em maior envolvimento e conexão, aumentando as chances de conversão e fidelização.
Por exemplo, se sua startup oferece serviços especializados para doenças que acometem os pacientes na velhice, vale segmentar o público-alvo com base na faixa etária das pessoas em diferentes fases da terceira idade.
Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para tal identificação. Uma delas é a realização de pesquisas de mercado, que podem incluir questionários, entrevistas ou grupos focais.
Crie conteúdo relevante e educacional
Ao fornecer informações valiosas e úteis, a empresa consegue atrair e envolver o público-alvo de forma significativa. Uma maneira eficaz é criar conteúdo por meio de blog.
Com postagens regulares, é possível abordar tópicos relacionados à saúde e educação, oferecer conselhos práticos, fornecer insights do setor e responder a questionamentos comuns.
Invista em mídias sociais adequadas
Quando se trata de marketing em mídias sociais, é essencial identificar as plataformas mais relevantes para os potenciais clientes, ou seja, onde seu público está mais presente e engajado. Cada ferramenta tem características específicas, por isso a escolha correta garante que a mensagem alcance as pessoas certas.
No setor de saúde e educação, algumas das principais redes sociais incluem: LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube, Telegram e WhatsApp.
Aposte em parcerias estratégicas com influencers
A colaboração com influenciadores é uma estratégia poderosa para startups aumentarem a visibilidade e alcançarem um público mais amplo. Para identificar pessoas relevantes na área, leve em consideração o alinhamento de valores.
Considere fazer parte de uma venture builder
Uma venture builder é uma organização que oferece suporte abrangente a startups em estágios iniciais, viabilizando captação de recursos financeiros, conhecimentos em negócios, redes de contatos, experiências em marketing e vendas, entre outros benefícios.
Esse apoio pode ser especialmente valioso para empresas de saúde e educação, que muitas vezes enfrentam desafios únicos nesses setores. Além disso, uma VB pode facilitar o acesso a fundos de investidores-anjos ou parcerias estratégicas.
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Paulo Dalla é designer e jornalista, apaixonado por design e pela proteção dos direitos autorais de criadores.