As cores no marketing: designers devem analisar os objetivos da empresa, o público-alvo e o mercado para identificar a paleta “correta” para a marca.
As cores impactam a percepção das pessoas e o marketing sabe disso. Procure você também entender para como isso funciona obter mais aceitação para seus produtos. Neste artigo a seguir, Miguel Caiero, diretor da Vidmob, comenta um estudo utilizando a IA que apontou insights interessantes sobre as cores usadas em anúncios nas redes sociais.
“As cores afetam o nosso dia a dia de maneira inconsciente. Escolher uma roupa para sair, comprar um determinado produto ou, até mesmo, escolher em qual restaurante você vai almoçar, podem estar associados às cores.
Se eu pedir para você associar a fome à uma cor, o amarelo ou vermelho serão predominantes entre as respostas. Essas cores têm sido associadas ao apetite e são frequentemente utilizadas em logos e embalagens de marcas de alimentos para despertar o desejo dos consumidores. Assim como se eu perguntar qual cor remete à saúde, a escolha mais provável será o verde. O verde é frequentemente utilizado em produtos relacionados à saúde e bem-estar devido à sua associação com a natureza e o frescor.
Mágica ou coincidência? Não! Psicologia das cores, o estudo de como o cérebro as identifica, influenciando em emoções e escolhas. Pesquisas têm demonstrado que diferentes cores têm o poder de evocar diferentes emoções e influenciar nosso comportamento de maneiras específicas. E no marketing não é diferente.
Imagine-se caminhando por corredores de supermercado cheios de produtos alinhados nas prateleiras. Você pode não perceber conscientemente, mas as cores das embalagens estão desempenhando um papel fundamental em suas escolhas. Logos e embalagens de marcas são cuidadosamente projetados para atrair nossa atenção e despertar nossas emoções, e as cores desempenham um papel essencial nesse processo.
Mas, é importante que o conceito das cores para uma marca seja bem analisado, considerando seu mercado de atuação e seus objetivos. Imagine uma agência funerária, por exemplo, usando tons quentes e coloridos. Um tanto quanto arriscado, não é mesmo?
Entender o significado das cores
Para chegar a uma paleta que faça sentido e converse com a marca, os profissionais de marketing precisam, primeiro, compreender o significado das cores e considerar algumas questões importantes. Após, realizar um benchmarking para analisar como as cores são usadas por empresas do mesmo nicho de mercado, estudar seu público-alvo e considerar os valores da própria marca. A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma forte aliada nessa análise.
Recentemente, realizamos um estudo utilizando a IA que apontou insights interessantes sobre as cores usadas em anúncios nas redes sociais. O desempenho de campanhas de empresas do segmento de beleza foi 60% melhor com paletas de cores mais frias com tons de azul, verde e violeta. Por outro lado, campanhas de cuidados pessoais tiveram aumento de 40% no desempenho quando usados tons mais quentes, como vermelho, laranja e amarelo, nos anúncios.
Pesquise, teste e ajuste
O fato é que, em um mercado repleto de informações e concorrência, estar atento a cada mínimo detalhe faz a diferença. É importante ressaltar que não existe uma abordagem única que funcione para todas as marcas. As cores podem ter significados diferentes dependendo de culturas e contextos, e o que funciona para uma marca pode não funcionar para outra.
Portanto, é essencial realizar pesquisas e testes para entender como as cores estão sendo percebidas pelo público-alvo e ajustar as estratégias de acordo. Hoje, com a aplicação de dados criativos, gerados por IA em um robusto processo de machine learning, conseguimos entender quais as melhores escolhas para uma marca, campanha e plataforma.
Ao conseguir compreender e aproveitar o poder das cores, os profissionais podem criar experiências de marca mais impactantes e significativas, conquistar a lealdade dos consumidores e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Isso significa que podemos explorar e ser mais criativos ao trabalharmos com elas, combinando novas vivências e alternativas em um nível seguro, aumentando assim as chances de conectar marcas a emoções.
É para isso que o marketing trabalha. E para ajudar os profissionais de marketing em suas decisões é que a IA se faz cada vez mais presente”.
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Paulo Dalla é designer e jornalista, apaixonado por design e pela proteção dos direitos autorais de criadores.