As combinações de cores são fundamentais para nossas noções de beleza — entenda a roda de cores no design e comunique melhor as suas intenções.
Se você é novo no design, selecionar uma paleta de cores para seus projetos pode ser desafiador — escolher uma cor única não é difícil, mas encontrar cores que funcionem bem com ela pode ser um pouco difícil.
A resposta pode estar na roda de cores, uma ferramenta tão comprovada ao longo do último século que praticamente todos os aplicativos de design a implementam de uma forma ou de outra — muitas ferramentas premium até oferecem várias interpretações da roda de cores.
Entenda o poder da roda de cores e crie combinações de cores perfeitas para seus designs.
Começando com a Roda de Cores
A roda de cores é uma ferramenta essencial no design, usada em sua forma atual por mais de um século. Compreender o básico da roda de cores e da teoria das cores vai aumentar bastante a capacidade de transmitir sua mensagem.
A roda de cores, às vezes chamada de círculo cromático, é construída colocando as três cores primárias (vermelho, azul e amarelo) a distâncias iguais em um círculo.
Em seguida, adicione as cores secundárias — as cores obtidas misturando cores primárias em proporções iguais — (roxo, verde, laranja) a distâncias iguais ao redor do círculo.
O terceiro passo é adicionar as cores terciárias, que são as cores entre as cores primárias e secundárias.
Finalmente, misture as cores para que você tenha um gradiente suave ao redor da roda. Como é um círculo completo, há um número infinito de cores na roda de cores.
Mas e a cor marrom?
Mas espere… nem todas as cores aparecem em uma roda de cores! Onde está o marrom na roda de cores? O marrom não aparece em uma roda de cores tradicional. É o que chamamos de cor composta — cores compostas são compostas por outras cores.
Apenas porque temos um nome para isso (“marrom”), isso não significa que seja uma tonalidade própria. O marrom é um nome genérico para cores diferentes que podem ser compostas por amarelos, laranjas, verdes e outras cores, dependendo da tonalidade exata, saturação e luminosidade.
O marrom não é a única cor que não se encaixa perfeitamente na roda de cores. Os tons de cinza não se encaixam, e nem o preto e o branco (que podem ou não ser considerados cores, dependendo de quem você pergunta).
Diferentes aplicativos frequentemente tentam expandir a roda de cores adicionando saturação ou luminosidade emanando do centro do círculo para incluir essas cores.
Como Usar uma Roda de Cores
As cores são essenciais para nossas vidas; elas são como a maioria de nós interpreta a luz, que nos dá visão. O que é importante entender sobre as cores é que, por si só, cada cor pode ser agradável aos olhos, mas é quando as cores são combinadas que algo especial acontece.
Os contrastes são mais fáceis de entender quando você considera sabores: doce e salgado, por exemplo. Combinar dois sabores distintos cria uma sensação maior do que as duas partes.
As cores funcionam da mesma forma que os sabores — elas são melhores juntas. E o que tentamos fazer é combiná-las de uma maneira previsível. Existem muitas maneiras diferentes de dividir uma roda de cores para criar diferentes efeitos, mas cada uma é sobre criar uma relação de cores.
Quando se trata de escolher uma cor, não há regras fixas. Isso é extremamente útil para designers que muitas vezes recebem uma ou duas cores de marca para trabalhar. O mais importante de entender é que não importa onde você comece na roda de cores. O que importa é a relação entre as cores.
A forma mais simples de relação de cores é selecionar duas cores opostas na roda de cores. Essas são conhecidas como cores complementares. Você pode ter ouvido a rima: “Vermelho e verde não combinam. Nada disso; vermelho e verde combinam muito bem!
Vermelho e verde não são a única combinação de cores complementares; você pode pegar qualquer cor, encontrar sua oposta na roda de cores e ter uma relação harmoniosa de cores.
Existem inúmeras maneiras de estabelecer uma relação de cores. No design web, muitas vezes precisamos de três cores: uma cor de marca, uma cor secundária para enfatizar a cor de marca e uma cor CTA (chamada para ação) contrastante. Combinações de cores tríades são simplesmente a relação entre três cores.
Paulo Dalla é designer e jornalista, apaixonado por design e pela proteção dos direitos autorais de criadores.