Lançado em 1953, o Rolex Submariner foi o primeiro relógio de pulso com impermeabilidade até 100 metros de profundidade. Atualmente, ele atinge a marca de 300 metros. As principais funções do modelo, como a luneta giratória graduada, a exibição luminescente e os grandes ponteiros e indicadores das horas, também impulsionaram a criação da linha de relógios de mergulho que a Rolex viria a desenvolver.
Atualmente, o Submariner é um relógio icônico, e seu renome ultrapassou as barreiras do mundo profissional para o qual havia sido inicialmente concebido. Ele é mais do que um relógio; é o Submariner.
Forças da Rolex
O que fez a Rolex ser tão resistente? A coisa mais importante que ajudou a salvar a Rolex foi que até então a empresa havia sido gerida por apenas dois diretores: Hans Wilsdorf e André Heiniger. Eles realmente nunca tiveram que se preocupar com os resultados do trimestre. Eles podiam pensar no longo prazo: “Onde nós estaremos em cinco ou dez anos?”
Era uma filosofia completamente diferente da de qualquer outra casa relojoeira. Mesmo em tempos de incerteza, a maior política da Rolex foi nunca mudar apenas ao sabor da moda. Uma prova disto é que o único modelo a quartzo desenvolvido pela Rolex nos anos 1970 nunca excedeu 7 por cento da produção total da empresa. Hoje, ele está em 2 por cento.
A atenção ao detalhe limita a produção da Rolex a cerca de 650.000 relógios por ano, baseada em uma estimativa da indústria. Isto pode parecer muito, mas é muito menos que a demanda do mercado. Mas, como André Heiniger uma vez disse, Nós nunca quisemos ser a maior, mas certamente uma das melhores
Paulo Dalla é designer e jornalista, apaixonado por design e pela proteção dos direitos autorais de criadores.