Marca Rolex conjuga tradição e qualidade

A palavra "Rolex" foi escolhida porque era fácil de pronunciar em várias línguas

Identificável a distância, a aparência de um Rolex tem um apelo sem igual, quase universal. Esportistas valorizam a sua robustez; aventureiros, a sua confiabilidade; a nobreza, sua elegância.

 

A Rolex é uma designer e fabricante suíça de relógios, originalmente fundada em 1905 em Londres como Wilsdorf and Davis. Foi renomeada Rolex SA em 1920 (o SA é uma abreviação de Société Anonyme, ou sociedade anônima).

A palavrA identidade de marca da Rolex passou por três iteraçõesa “Rolex” foi escolhida porque era fácil de pronunciar em várias línguas e difícil de soletrar incorretamente. Wilsdorf também achava que era onomatopeica, lembrando o som de um relógio sendo enrolado”, diz Mylonadis. “A anatomia do logotipo original consistia em três partes em um fundo retangular arenoso: a coroa dourada, o logotipo com serifas e a frase ‘Como a palavra Rolex se originou?’.

“Ao analisar o logotipo, a natureza onomatopeica da palavra ‘Rolex’ em si – assemelhando-se ao som de um mecanismo de relógio – é exagerada pela tipografia com serifas Garamond, com hastes anguladas a 90 e 45 graus, imitando a mecânica interna de sistemas de relógios.

“A coroa dourada eleva a marca a algo digno da realeza, juntamente com a paleta de cores em ouro e verde profundo, tentando os consumidores com o sonho de honra e privilégio.

O design esguio da coroa se assemelha aos dedos de uma mão, adicionando uma camada adicional de profundidade à marca.”

Observadores da indústria dizem que o que distingue a Rolex de outras grandes marcas é sua aparência característica – uma face grande e redonda unida a um largo bracelete – que se torna familiar tanto em uma quadra de basquetebol como em uma recepção de gala.

Identificável a distância, a aparência de um Rolex tem um apelo sem igual, quase universal. Esportistas valorizam a sua robustez; aventureiros, a sua confiabilidade; a nobreza, sua elegância.

A evolução de seu desenho poderia ser melhor descrita como quase imperceptível. Houve mudanças ao longo dos anos, mas somente nos detalhes. Tome-se por exemplo o primeiro relógio com calendário, o Datejust.

Colocando-se lado a lado um Datejust de 1945 e outro de 2005, ver-se-á a semelhança. Provavelmente não haverá uma única peça interna que seja intercambiável, mas o desenho externo evoluiu em questão de detalhes.

Rolex Submariner

O Rolex Submariner foi o primeiro relógio de pulso com impermeabilidade até 100 metros de profundidade. Atualmente, ele atinge a marca de 300 metros

Lançado em 1953, o Rolex Submariner foi o primeiro relógio de pulso com impermeabilidade até 100 metros de profundidade. Atualmente, ele atinge a marca de 300 metros. As principais funções do modelo, como a luneta giratória graduada, a exibição luminescente e os grandes ponteiros e indicadores das horas, também impulsionaram a criação da linha de relógios de mergulho que a Rolex viria a desenvolver.

Atualmente, o Submariner é um relógio icônico, e seu renome ultrapassou as barreiras do mundo profissional para o qual havia sido inicialmente concebido. Ele é mais do que um relógio; é o Submariner.

Forças da Rolex

O que fez a Rolex ser tão resistente? A coisa mais importante que ajudou a salvar a Rolex foi que até então a empresa havia sido gerida por apenas dois diretores: Hans Wilsdorf e André Heiniger. Eles realmente nunca tiveram que se preocupar com os resultados do trimestre. Eles podiam pensar no longo prazo: “Onde nós estaremos em cinco ou dez anos?”

Era uma filosofia completamente diferente da de qualquer outra casa relojoeira. Mesmo em tempos de incerteza, a maior política da Rolex foi nunca mudar apenas ao sabor da moda. Uma prova disto é que o único modelo a quartzo desenvolvido pela Rolex nos anos 1970 nunca excedeu 7 por cento da produção total da empresa. Hoje, ele está em 2 por cento.

A atenção ao detalhe limita a produção da Rolex a cerca de 650.000 relógios por ano, baseada em uma estimativa da indústria. Isto pode parecer muito, mas é muito menos que a demanda do mercado. Mas, como André Heiniger uma vez disse, Nós nunca quisemos ser a maior, mas certamente uma das melhores

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