Proteção autoral para o design de logotipos

Proteja suas obras gerando uma prova de anterioridade reconhecida e válida judicialmente em 181 países

Entenda por que você deve proteger os direitos autorais do seu design.

 

No mundo do design de logotipos, a criatividade é fundamental, mas a proteção dos direitos autorais é igualmente crucial. Neste artigo, exploraremos como proteger seu valioso trabalho de design de logotipos, responderemos a perguntas comuns sobre o processo e apresentaremos o método Avtoris como uma solução eficaz para garantir a segurança legal de seus logotipos.

O logotipo como propriedade intelectual

O design de logotipos não é apenas uma expressão criativa, mas também uma forma de propriedade intelectual. Ao criar um logotipo original, você automaticamente detém direitos autorais sobre ele. Esses direitos protegem sua criação contra uso não autorizado ou plágio.

Para garantir uma proteção legal sólida, uma estratégia inteligente é considerar o registro de direitos autorais para seu logotipo. O processo de registro é relativamente simples e oferece uma camada adicional de segurança jurídica.

É importante entender a diferença entre direitos autorais e marcas registradas. Os direitos autorais protegem a expressão criativa do logotipo, enquanto uma marca registrada protege a identidade da marca em si.

O método Avctoris

O Avtoris é uma maneira inovadora de proteger os direitos autorais de seus logotipos. O método simplifica o processo de registro de direitos autorais, garantindo que seu trabalho criativo esteja seguro.

Criar uma conta no Avctoris e utilizar esse método é simples e direto. Ele oferece uma maneira prática de proteger legalmente seus logotipos.

Milhares de profissionais e empresas usam o Avtoris com sucesso para proteger seus logotipos. Essa abordagem oferece uma camada adicional de segurança aos direitos autorais. Protege imagens, livros, fotos, personagens, logotipos, histórias em quadrinhos, embalagens, ilustrações, mascotes, softwares, APPs, infoprodutos, rótulos, embalagens, infográficos e muito mais!

O trabalho inicia com a proteção de suas obras gerando uma prova de anterioridade reconhecida e válida em 181 países. Trata-se de um sistema baseado em tratados internacionais e tecnologias já reconhecidas pelo judiciário no Brasil e no exterior, formando prova sólida e indiscutível.

O registro é totalmente auditável e por isso é muito mais confiável do que os métodos tradicionais (em papel).

Como fazer o registro

Faça seu login ou cadastro na plataforma Avctoris. Em sua área logada, adquira os créditos de acordo com a quantidade de registros desejados. Clique em realizar novo registro, confirme os termos de uso e informe o título, autor(es), titular(es), informações complementares e selecione o arquivo. Em seguida você receberá um e-mail com um link para conclusão do processo e recebimento do certificado

Registrar e proteger seu trabalho custa muito pouco

No mundo competitivo do design de logotipos, proteger seus direitos autorais é tão importante quanto criar um logotipo impressionante. Com princípios sólidos de proteção de direitos autorais, com o método Avtoris você pode garantir que se o seu trabalho for copiado ou usado sem autorização, você poderá legalmente obter seus direitos legais.

Ao criar um logotipo original, você automaticamente se torna o detentor dos direitos autorais sobre essa criação. Os direitos autorais, nesse contexto, funcionam como um escudo legal, protegendo seu logotipo contra uso não autorizado ou plágio.

O logotipo é propriedade intelectual

É importante perceber que um logotipo é muito mais do que apenas um elemento gráfico. Ele é considerado propriedade intelectual e, como tal, merece ser protegido com o mesmo zelo que outras formas de propriedade intelectual.

Considere a situação: você recebe um e-mail de um cliente que diz que gostou do seu trabalho, passa um briefing e pede três opções de logotipo para te contratar. Você manda as três opções, mas com “marca d’água”. O seu cliente some.

Mais do que isso – o cliente some, pega o seu arquivo de baixa resolução, com “marca d’água” e leva para um profissional que domina a técnica e vetoriza seu logo de baixa, gera tudo o que é preciso para site, cartão de visita, Facebook. Ou mesmo usa um aplicativo de inteligência artificial que faz o mesmo trabalho.

Ou ainda: alguém acha seu portfólio na internet, gosta de algum trabalho, salva a imagem e a vetoriza. Com tudo que ele precisa (site, cartão, folder, etc…).

Um tempo depois você descobre na internet uma empresa usando um logotipo igual (ou quase igual) a um que você criou e fica revoltado. Apenas para perceber que precisa entrar com um processo judicial e gastar no mínimo uns dez mil reais com um advogado. Leia mais aqui: Socorro, alguém copiou o meu trabalho.

Muito melhor teria sido antes registrar o direito autoral do seu trabalho (nesse caso você é autor e titular, pois não transferiu os direitos patrimoniais do trabalho para ninguém ainda). Se depois disso ele usar sem pagar, você tem uma prova de anterioridade válida judicialmente.

Se qualquer pessoa usar um dos logos ou layouts indevidamente, você pode até processar essa pessoa ou empresa se usarem indevidamente o seu trabalho. Acredite, isso acontece muito frequentemente.

Explore os recursos dessa proteção válida em 181 países para garantir a segurança de seus ativos criativos. _Gridado_

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